
Nos últimos anos, no Brasil, estão sendo realizados muitos estudos sobre a história da didática no nosso país e suas lutas, classificando as tendências pedagógicas em duas grandes correntes: as de cunho liberal e a de cunho progressista.
Existe uma diferença entre elas, a tradicional vê a didática como uma disciplina normativa, com regras e procedimentos padrões, centrando a atividade de ensinar no professor e usando a palavra como principal recurso pedagógico. Já a progressivista é entendida como direção da aprendizagem, o aluno é o sujeito deste processo e o professor deve oferecer condições propícias para estimular o interesse dos alunos, por esta razão os adeptos desta tendência dizem que o professor não ensinar antes, ajuda o aluno a aprender. Também temos colocado pelo autor as principais tendências desta evolução e as principais publicações da época. As tendências progressivas tomaram força nos anos 80,com as denominadas: teoria critica da educação. O autor também lista as diferenças e as tendências entre elas.
Eita, deram um salto... Libâneo (1994, p.64).
ResponderExcluirEste tema, alguns grupos irão aprofundar o assunto, aqui só estão alguns dados para se situarem...
Mas deixaram de ressaltar pontos importantes antes deste tema...
Vejam...