
Um dos exemplos mais práticos, vivenciados por mim( Bruno Batista) que faço parte do grupo de alunos que estar participando diretamente da construção desse Blog, é a prática com a música em sala de aula.
A música é uma das mais antigas e valiosas formas de expressão da humanidade e está sempre presente na vida das pessoas. Antes de Cristo, na Índia, China, Egito e Grécia já existia uma rica tradição musical. Na Antiguidade, filósofos gregos consideravam a música como “uma dádiva divina para o homem. . .”
Segundo historiadores, o fazer musical de uma forma ou de outra, sempre esteve presente nas sociedades, desde as mais primitivas até as atuais. Sem dúvida, o nível de complexidade musical se alterou com o passar do tempo, mas não perdeu a sua característica de reunir pessoas. Hoje se percebe que a música tem a capacidade de aglutinar crianças, jovens e adultos, para cantar, tocar um instrumento, ou ambas. Verifica-se que os jovens se identificam por um mesmo gênero musical, o que lhes dá e reforça a sensação de pertencerem a um grupo, de possuírem um mesmo conhecimento. Assim, podemos afirmar que a vivência musical faz parte do dia-a-dia do ser humano e é muito salutar para o desenvolvimento de trabalhos grupais e que a aprendizagem musical abre portas para outras informações.(Gamba, Ana Paula – Alto e bom som – Páginas Abertas N.20/2004 – p.26 a 35. )
Então uma das forma mais eficaz que encontramos para dinamizar a aula , é o uso das paródias no contexto escolar.
Paródia Ultilizada
Música: OLha a Mitocôndria
Paródia: Olha Onda (Tchacabum)
Vou te contar/ Aqui tem organela que emoção/ se liga na função do ribossomo sintese proteica acontece de montão, ôôô.
Movimentar, cílios e Flagelos é que vão/ Vão do centríolo se formar é que se espera/ e esse organoíde atua na reprodução.
Olha, olha, olha Mitocôndria(3x)
Vai devagar o alimento pra energia ultilizar(2x)
Armazenou só um pouquinho/ secretou só um pouquinho/ é um pouco achatadinho/ é o complexo de golgi quie agora vai atuar/ Organela pra lá, organela pra cá, lisossomo já vai digestão realizar.
O cloroplasto atuou o alimento se formou, por que autotrofo eu sou, com cloroplasto sim sinhôr.
Que maravilha!!!
ResponderExcluirAgora, lanço um desafio, apresentar uma música com os pontos chaves do que trabalha a didática...
E aí, topa o desafio???
Aguardo sua resposta!!!
Já topei professora.
ResponderExcluirNa sua rpoxima aula levarei a música , pode deixar.