quarta-feira, 21 de setembro de 2011

Cap V de Libâneo

O estudo ativo e o ensino

É necessário ter presente que os conteúdos representam o elemento em torno do qual se realiza a atividade de estudo. O estudo ativo é por conseqüência uma postura do aluno e do professor frente ao conteúdo, pois as atividades deste estudo ativo se baseiam nas atividades do aluno de observação e compreensão de fatos interligados a matéria, da atenção na explicação do professor, favorecendo o desenvolvimento das capacidades cognitivas do aluno. Não existe ensino ativo sem o empenho assíduo do profissional docente.

A atividade de estudo e o desenvolvimento intelectual

Vale ressaltar algo imprescindível para o desenvolvimento intelectual: "O objetivo da escola e do professor é formar pessoas capazes ou seja individuos emancipados e inteligentes..."

Neste caso, o professor deve sentir-se bastante satisfeito se o aluno compreender a matéria e ter possibilidade de pensar de forma independente e criativa sobre ela. Com base na realidade que é vivenciada, ha dificuldades do trabalho docente para estimular aos alunos, principalmente porque o professor usa um estilo convencional de aula, igual para todas as matérias, com falta de entusiasmo e sem adequação com o mundo prático e real do aluno.

No entanto essa barreira pode desaparecer com a aquisição de conhecimento para tornar o professor capaz, eleger mais do que um livro de referência, estar atualizando-se sempre, conhecer melhor as características dos seus alunos, dominar técnicas, didáticas e metodologias. Com isto, cada tarefa aplicada será uma tarefa de pensamento para o aluno.

Algumas formas de estudo ativo

O estudo ativo permeia inúmeros procedimentos para que o aluno sinta-se a vontade de correr atrás de hábitos, habilidades de caráter permanente. Para isto temos várias tarefas e exercícios específicos para este fim, listados aqui como pelo autor:

  1. Exercícios de reprodução - testes rápidos para verificar assimilação e domínio de habilidades.
  2. Tarefa de preparação para o estudo - Diálogo estabelecido entre o professor/aluno, aluno/aluno e observa e revisão de matérias anteriores.
  3. Tarefas de fases de assimilação de matérias - Atividades que favoreçam o confronto entre os conhecimentos sistematizados e a realidade dos alunos.
  4. Tarefas na fase de consolidação e aplicação – compõem-se de exercícios e revisão de fixação.

Fatores que influenciam no estudo ativo

Existem vários fatores que influenciam na maneira de estudar e aprender, entre estes fatores podemos destacar alguns que influenciam significativamente no estudo ativo.

1. Incentivo ao estudo ativo - conjunto de estímulos que estimulam no aluno sua motivação para aprender.

2. As condições de aprendizagem – para oferecermos condições mínimas de aprendizagem, temos que conhecer muito bem as condições sócio-culturais dos alunos.

3. A influência do professor e do ambiente escolar - certamente o professor e o meio exercem uma influencia muito forte no aluno.

O autor reitera aqui também a necessidade de uma sólida assimilação de conhecimentos para ocorrer uma verdadeira aprendizagem.

Um comentário:

  1. Ótima síntese!!!
    Vejo que foram bem as considerações do ensino ativo. Agora questiono, esta postura representa para atividade ativa do papel do professor ou do aluno?

    ResponderExcluir